Author:
Magalhães Jéssica Paula,Letiere Miriangrei,Silva Adriana Teresa,Kosour Carolina,Reis Luciana Maria dos
Abstract
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) geralmente causa hemiparesia, com assimetria corporal e dificuldade nos movimentos. A Terapia de Restrição e Indução ao movimento (TRIM) objetiva recuperar a função do membro superior parético de pacientes após AVC. Objetivo. Avaliar o efeito da TRIM na recuperação da função motora, qualidade e habilidade dos movimentos do membro superior em pacientes hemiparéticos crônicos após AVC. Método. O estudo foi realizado com cinco pacientes apresentando diagnóstico médico de AVC, com hemiparesia crônica de membro superior. Os pacientes foram avaliados pré e pós-tratamento pela escala de avaliação de Fugl-Meyer (FM) e pelo Teste de Habilidade Motora do Membro Superior (THMMS). O tratamento consistiu na aplicação de um protocolo modificado da TRIM, por um período de 2 semanas, 5 sessões semanais, com duração de 3 horas, totalizando 10 sessões. Resultados. No THMMS, foi observada melhora do nível de habilidade funcional e qualidade do movimento em todos os sujeitos analisados (p=0,00). Os resultados também evidenciaram aumento nas pontuações da escala de FM (p=0,00). Conclusão. Concluiu-se que a TRIM foi eficiente no tratamento desses pacientes com hemiparesia crônica secundária ao AVC, uma vez que foi observada melhora da funcionalidade do membro superior afetado após intervenção.
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Neurology (clinical),Neurology
Reference18 articles.
1. Silva FPP, Gonçalves SP, Silva SB, Rios DFCR, Silva AT. Terapia de Contensão Induzida associada á eletroestimulação funcional na paresia de membro superior. Rev Neurocienc 2012;20:187-93.
2. Brol AM, Bortoloto F, Magagnin NMS. Tratamento de Restrição e Indução do Movimento na reabilitação funcional de pacientes pós Acidente Vascular Encefálico: uma revisão bibliográfica. Fisioter Mov 2009;22:497-509.
3. Polese JC, Tonial A, Fung FK, Mazuco R, Oliveira SG, Schuster RC. Avaliação da funcionalidade de indivíduos acometidos por acidente vascular encefálico. Rev Neurocienc 2008;16:175-8.
4. Gamba RT, Cruz DMC. Efeitos da terapia de contensão induzida em longo prazo em pacientes pós- AVC. Rev Neurocienc 2011;19:735-40.
5. Cesário CMM, Penasso P, Oliveira APR. Impacto da disfunção motora na qualidade de vida em pacientes com Acidente Vascular Encefálico. Rev Neurocienc 2006;14:6-9.