Author:
França Cíntia Citelli de,Queiroz Vanessa Rodrigues de,Aquino Letícia Moraes de,Pereira Sonia Maria
Abstract
Introdução. A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neuromuscular fatal marcada pelo comprometimento dos motoneurônios da medula espinhal, tronco cerebral e córtex motor, provocando atrofia muscular progressiva. Na maioria desses pacientes o grau de consciência permanece intacto, fazendo com que o individuo se veja conectado ao meio ambiente e prisioneiro do seu corpo. As conseqüências da doença levam à alterações no esquema e imagem corporal. Objetivo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar de forma quantitativa e qualitativa o esquema e imagem corporal de indivíduos com ELA através da análise de desenhos da figura humana. Métodos. Foram analisados 10 indivíduos com diagnóstico de ELA, 80% do sexo masculino, com idade média de 56 4,19 anos, através do Teste da Figura Humana, que foi avaliado de forma qualitativa e quantitativa, individual e em grupo. Resultados. As principais alterações observadas nos desenhos foram ausência de partes do corpo e de movimento, além de alterações relacionadas com as características particulares apresentadas pelos indivíduos e com o quadro geral da doença. A análise da imagem corporal aponta para prejuízos relacionados à insatisfação, depreciação, distorção e preocupação com a auto imagem. Conclusão. Essa constatação leva a crer que o conhecimento do esquema e imagem corporal é útil como mais uma forma de avaliação e proposta de tratamento em programas de reabilitação.
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Neurology (clinical),Neurology
Reference37 articles.
1. Kaplan LM, Hollander D. Respiratory dysfunction in amiyotrophic lateral sclerosis. Cics in chest medicine 1994;15 (4):675-80.
2. Calia LC, Annes M. Afecções neurológicas periféricas. In: Reabilitação em doenças neurológicas — guia prático terapêutico. São Paulo: Atheneu, 2003, pp. 31-64.
3. Rodríguez FP, Palos PA, Del Pilar AML. Consecuencias emocionales del cuidado del paciente con esclerosis lateral amiotrófica. Rev Neurol 2005;40(8):459-64.
4. Bonduelle M. Amyotrophic lateral sclerosis. Handbook of clinical neurology. New York: Elsevier, 1998, vol. 21/22, pp. 281-330.
5. Bourke SC, Show PJ, Gibson GJ. Respiratory function vs sleep-disordered breathimg as predictors of QOL in ALS. Neurology 2001; 57:2040-4.