Author:
Seibt Liziane,Lima Vanessa Morais,Pereira Kleber Fernando,Bianchi Fabio José,Bianchi Larissa R Renata de Oliveira
Abstract
Introdução. A cronobiologia estuda os ritmos biológicos de animais, plantas e seres humanos, sabendo-se que em um período determinado as funções fisiológicas e comportamentais do organismo se alteram, ocorrendo uma variação para respostas e estímulos decorrentes do ambiente externo. Objetivo. Identificar o perfil cronobiológico e sua relação com hábitos de sono de acadêmicos da 4ª série, noturno e matutino do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense. Método. A metodologia aplicada faz uso de um padrão de questionário cronobiológico, composto por 9 questões objetivas, além de 8 questões estruturadas com o objetivo de identificar hábitos de sono. Resultados. Dos 46 acadêmicos entrevistados do matutino, verificou-se que 28,27% são moderadamente matutino, estando em período compatível com seu cronotipo, à maioria 43,48% possuem cronotipo intermediário, possuindo maior adaptação a qualquer horário em que venha realizar atividades. Dos 32 acadêmicos entrevistados do noturno, constatou-se que 28,13% são moderadamente matutino, em desacordo com seu cronotipo, 50% intermediário podendo se adaptar a qualquer horário que esteja realizando atividades, e 15,63% moderadamente vespertino, de acordo com seus ritmos biológicos. Conclusão. Quando os acadêmicos passarem a conhecer seu cronotipo, poderão se adaptar melhor ao seu horário de estudo possibilitando uma maior aprendizagem e assimilação dos conteúdos.
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Neurology (clinical),Neurology
Reference28 articles.
1. Menna-Barreto L, Marques N. Cronobiologia: princípios e aplicações. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1997, 328p.
2. Gaspar S, Moreno C, Menna-barreto L. Os Plantões Médicos, o sono e a ritmicidade biológica. RAMB 1998;44: 33-8.
3. Rotenberg L, Portela LF, Marcondes WB, Moreno C, Nascimento CP. Gênero e trabalho noturno: sono, cotidiano e vivências de quem troca a noite pelo dia. Cad Saúde Pub 2001;17:62-5.
4. Mello MT, Esteves AM, Comparoni A, Silva AAB, Tufik T. Avaliação do padrão e das queixas relativas do sono, cronotipo e adaptação ao fuso horário dos atletas brasileiros participantes das Paraolimpíadas em Sidney – 2000. Rev Bras Med Esporte 2002;8:122-8.
5. Kolb B, Whishaw J. Neurociência do Comportamento. São Paulo: Manole, 2002, 664p.