Author:
Lima Ana Angélica Ribeiro de,Pereira Kátia de Souza,Vinhas Rosangela
Abstract
O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos do Método Watsu na mobilidade torácica, ventilação, estado de ansiedade, depressão e qualidade de vida de paciente asmático moderado. Um indivíduo foi submetido a 10 sessões do Método Watsu, durante 5 semanas. A avaliação pré e pós-tratamento consistiu na aplicação de questionários para quantificar os sinais e sintomas da asma, estados de ansiedade e depressão, qualidade de vida, avaliação da mobilidade torácica e capacidade pulmonar. Obteve-se ganho nas medidas axilar e xifóide de cirtometria torácica. Nos valores espirométricos, houve aumento do Volume Expiratório Forçado no Primeiro Segundo, relação Volume Expiratório Forçado no Primeiro Segundo / Capacidade Vital Forçada e Pico de Fluxo Expiratório. Ocorreu melhora na ansiedade momentânea e no questionário de qualidade de vida, com diminuição do escore, nos domínios de limitação das atividades físicas e na freqüência e gravidade dos sintomas, e aumento na adesão ao tratamento, assim como no domínio sócio-econômico e psico-social. O Método Watsu mostrou-se benéfico, neste estudo de caso, em relação à mobilidade torácica, ventilação, ansiedade e qualidade de vida.
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Neurology (clinical),Neurology
Reference19 articles.
1. Consenso Brasileiro no Manejo da Asma. J Pneumol 2002;24:1-46.
2. Mauad T, Souza ASL, Saldiva PHN, Dolhnikoff M. Remodelamento brônquico na asma. J Pneumol 2000;26:91-8.
3. Stirbulov R. Epidemiologia da asma. Bol Pneumol Paul 2006;19:6-8.
4. Godoy DV, Godoy RF. Redução nos níveis de ansiedade e depressão de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) participantes de um programa de reabilitação pulmonar. J Pneumol 2002;28:120-4.
5. Guerrero VN, Mazzotti G, Villaran C, Caceres D. Prevalencia y correlaciones de trastornos de ansiedad generalizada: Depresivo mayor y de panico en pacientes asmáticos adultos según grado de severidad. Rev Neuropsiquiatr 2001;64:36-50.