Author:
Zanini Rachel Schlindwein
Abstract
Introdução. Os gêmeos geralmente despertam o encantamento e a curiosidade. O estudo dos gêmeos e das suas famílias fornece uma ferramenta para entender as participações genéticas e ambientais na manifestação de suas características. Esta pesquisa visa avaliar a maturidade mental em gêmeos monozigóticos, como contribuição para as decisões de profissionais de saúde, pais e educadores. Método. Duas crianças gêmeas monozigóticas, do sexo masculino com três anos e 10 meses de idade, freqüentadoras da pré-escola. O instrumento aplicado foi a Escala de Maturidade Mental Colúmbia (CMMS). Também foi realizada entrevista psicológica com a mãe dos gêmeos. Resultados. Os gêmeos obtiveram o mesmo índice de maturidade de 5I, entre 5 anos a 5 anos e 5 meses, sendo um bom resultado em termos de maturidade mental e raciocínio geral. Conclusão. Ambos os gêmeos mostraram o mesmo índice de maturidade de 5I, o que significa bom desempenho nas tarefas e sinalizando compatibilidade com a idade cronológica deles.
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Clinical Neurology,Neurology
Reference14 articles.
1. Jabbour C, Marques L. Gêmeos: onde está a semelhança? Rio de Janeiro: Editora Papel e Virtual, 2000, 110 p.
2. Harris JR. The nurture assumption. New York: The Free Press, 1998, 462 p.3. Bussab VSR. Fatores hereditários e ambientais no desenvolvimento: a adoção de uma perspectiva interacionista. Psicol Reflex Crit 2000;13(2):233-43.
3. Borém A, Vieira MLC. Glossário de Biotecnologia. Viçosa: Editora Folha de Viçosa, 2005, vol. 1, 177 p.
4. Spitz E. Des jumeaux bien dociles. La Recherche 1996;283:73-5.
5. van den Bree MB, Rice F, Fowler TA, Shelton KH, Lifford KJ, Scourfield J, et al. The Cardiff Study of all Wales and North West of England Twins (CaStANET): a longitudinal research program of child and adolescent development. Twin Res Hum Genet 2007;10(1):13-23.