Author:
Matas Sandro Luiz de Andrade
Abstract
A neuroesquistossomose é uma complicação ectópica da esquistossomose, sendo cada vez mais relatada na literatura médica. Tal fato ocorre porque a incidência dessa complicação neurológica oscila entre 0,4% a 3% dos pacientes com esquistossomose e no Brasil há cerca de 16 milhões de esquistossomóticos. A forma de apresentação clínica da neuroesquistossomose mansônica varia com o estágio de evolução da esquistossomose. Na forma intestinal e hepatointestinal, o comprometimento raquimedular é mais freqüente. Já a neuroesquistossomose encefálica ocorre mais freqüentemente nos pacientes com hipertensão portal e/ou pulmonar. O diagnóstico diferencial faz-se principalmente com as doenças inflamatórias e infecciosas crônicas do SNC, principalmente quando o quadro de mielomeningorradiculite está presente: neurocisticercose raquimedular, paraparesia espástica tropical, meningite eosinofílica etc. O exame de LCR apresenta como alteração aumento de células, em geral de 100 a 400 células por mm3 , proteína discretamente aumentada, diferencial linfomonocitário predominante com presença de eosinófilos e reações imunobiológicas positivas para Schistosoma mansoni. A eficácia do tratamento está diretamente relacionada ao diagnóstico precoce. Quanto mais cedo iniciar o tratamento específico, maior será a chance de recuperação. Este tratamento baseia-se na utilização de vermicida associado a corticoesteróides por um período de 7 a 15 dias.no entanto, não são possíveis. São sugeridos aprimoramentos metodológicos para estudos futuros sobre essa questão.
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Clinical Neurology,Neurology
Reference38 articles.
1. Elliott DE. Schistosomiasis: pathophysiology, diagnosis, and treatment. Gastroenterology Clinics of North America, 25:599-624, 1996.
2. Faust EC. An inquiry into ectopic lesions in schistosomiasis. Ann Trop J Med Hyg, 8:175-99, 1948.
3. Santos AR. Esquistossomose. Fundação Nacional da Saúde – Gerência Técnica de Esquistossomose. Endereço na Internet (1998) – http://www.fns.gov.br/acoes/doencas/esquis/esquis.htm.
4. Scrimgeour EM & Gajdusek DC. Involvement of the central nervous system in Schistosoma mansoni and S.hematobium infection. A review. Brain, 108:1023-38, 1985.
5. Pittella JEH. Neuroschistosomiasis. Brain Pathol, 7:649-62, 1997.
Cited by
5 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献