Author:
Guimarães Laiz Helena de Castro Toledo,Galdino Débora C. A.,Martins Fábio Luiz Mendonça,Abreu Simone R.,Lima Mary,Vitorino Débora Fernandes de Melo
Abstract
Com o avançar da idade as perdas funcionais tornam-se evidentes e o idoso deixa de realizar atividades básicas da vida diária, diminuindo assim sua capacidade funcional. A capacidade funcional é dimensionada em termos de habilidade e independência para realizar determinadas atividades, sendo esta um dos grandes componentes da saúde do idoso. Objetivo: identificar a capacidade funcional dos idosos em tratamento fisioterápico. Métodos: Foram avaliados 40 idosos que encontravam-se em tratamento fisioterápico na clínica escola do UNILAVRAS, nos setores de neurologia e ortopedia. Foi utilizado o Índice de Katz para avaliar a Capacidade Funcional. Resultados: Os resultados obtidos demonstram que houve diferença estatisticamente significativa entre os pacientes ortopédicos e neurológicos, sendo que os primeiros apresentaram um maior nível de independência (p=0,003) e nenhum deles apresentou-se totalmente dependente (p=0,007) na realização de suas atividades diárias. Conclusão: os idosos em tratamento fisioterápico por patologias neurológicas apresentam menor capacidade funcional e, conseqüentemente, uma maior dependência daqueles que apresentam patologias ortopédicas
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Neurology (clinical),Neurology
Reference11 articles.
1. . Fedrigo CRAM. Fisioterapia na Terceira Idade- O Futuro de Ontem é Realidade de Hoje. Rev Reabilitar 1999; 5: 18:26
2. . Chaimowicz F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas.1996. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 16 de setembro de 2002.
3. . Ramos LR. Fatores determinantes do envelhecimento saudável em idosos residentes em centro urbano: Projeto Epidoso, São Paulo. 2003. Disponível em: http://www.scielosp.org/scielo. Acesso em: 21 de junho de 2003.
4. . Souza JAG. Iglesias ACRG.Trauma no Idoso. Rev Associação Médica Brasileira 2002; 79-86.
5. . Cordeiro RC, Dias RC, Dias RC et al. Concordância entre observadores de um protocolo de avaliação fisioterapêutica em idosas institucionalizadas. Rev de Fisioter 2002; 9: 69-77.
Cited by
6 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献