Abstract
O Lazer é uma dimensão da cultura construída socialmente e engloba vivência de inúmeras manifestações. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar a compreensão de universitários/as regularmente matriculados no curso de Educação Física da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) sobre o lazer e verificar como os/as mesmos/as usufruem do lazer, com enfoque para a prática de atividades físicas nesses momentos. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, com a aplicação de questionário pela plataforma online Google Forms. Pode-se concluir que os/as estudantes explicitam alguns sentidos e características do lazer advindos da perspectiva de tempo livre, o consideram uma prática totalmente relevante, consideram a atividade física como lazer, e no geral são fisicamente ativos.
Publisher
Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference48 articles.
1. AGUIAR, Carla Alessandra Branca Ramos Silva; BONINI, Luci Mendes de Melo. Dignidade Humana e o Direito ao Lazer entre Universitários do Alto Tietê. Licere, v. 18, n. 2, p. 34-58, 2015.
2. ALMEIDA, Marco Antonio Bettine et al. A relação entre gênero e adesão à atividade física no lazer. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 3, p. 94-102, jan./abr. 2012.
3. AQUINO, Cássio Adriano Braz Aguiar; MARTINS, José Clerton. De Oliveira. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista Subjetividades, v. 7, n. 2, p. 479-500, 2007.
4. BACHELADENSKI, Miguel Sidenei; MATIELLO JÚNIOR, Edgard. Contribuições do campo crítico do lazer para a promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 2569-2579, 2010.
5. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1974.