Abstract
Este artigo trata do funcionamento do mercado de trabalho no setor da construção de uma pequena cidade de Minas Gerais. Com base numa etnografia das práticas de trabalho e da gestão da mão de obra num canteiro de tamanho médio, o autor busca mostrar como os imperativos técnicos e organizacionais combinam-se com lógicas de relações de classe para organizar as práticas de contratação, de remuneração e de demissão. Demonstra-se que, visando a uma gestão eficiente e a um controle eficaz sobre o processo de trabalho, se desenvolve, paralelamente aos mecanismos institucionalizados do mercado, proteções informais para o estabelecimento de relações de lealdade e de confiança com os trabalhadores. A hipótese principal aqui discutida é tomada de empréstimo a Alain Morice, que havia sugerido, nos anos 1990, que as relações hierárquicas e a exploração da mão de obra nos canteiros se explicam em parte pelo desprezo por esses trabalhadores manuais sem qualificação advindos das zonas rurais.
Publisher
Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa
Subject
Pulmonary and Respiratory Medicine,Pediatrics, Perinatology and Child Health
Reference11 articles.
1. BOURRICAUD, François. Quelques caractères originaux d'une culture métisse en Amérique latino-indienne. Problèmes d'Amérique latine 2/ 2009 (N° 72), p. 37-49 [original, 1954]
2. BROCHIER, Christophe. Relations de classe et négociation dans le travail sur les chantiers du bâtiment au Brésil. Sociétes Contemporaines. 2000. nº 40 p. 99-133.
3. BROCHIER, Christophe. O aprendizado in loco nos canteiros de obra brasileiros. In: COSTA, Luciano Rodrigues (Org.); BARONE, R. E. M. (Org.) Qualificação profissional em construção: formação e aprendizagem na construção civil. Curitiba: Editora CRV, 2014.
4. BROCHIER, Christophe. Les travailleurs du bâtiment au Brésil: étude d’entreprises à Rio de Janeiro. Thèse de doctorat, Université Paris 8, 1998.
5. COCKELL, Fernanda. Da enxada a colher de pedreiro: trajetórias de vulnerabilidade social na construção civil. Tese (doutorado em Engenharia de produção) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.