Abstract
Objetivo: mapear a organização do processo de trabalho através de conhecimento, atitudes e práticas para administração segura de vacinas em crianças. Método: realizou-se uma revisão de literatura com o método Scoping Review, de acordo com as recomendações do guia internacional PRISMA-ScR, e o método do Joanna Briggs Institute Reviewers Manual. A busca eletrônica dos estudos foi realizada nas bases de dados PubMed, CINAHL, Web of Science, Scopus, COCHRANE, LILACS e PsycINFO e na literatura cinzenta, entre os anos 2000 e 2021. Foram incluídos artigos, revisões, teses, dissertações e manuais disponibilizados na íntegra que estivessem em consonância com o objetivo deste estudo, tendo sido contemplando os idiomas inglês, português, italiano, espanhol e francês. Foram excluídos da revisão estudos não gratuitos pela plataforma CAFe, duplicados, que não tivessem relação com a temática pesquisada e não tivessem sua metodologia bem definida. Resultados: a revisão englobou 19 estudos publicados. O Brasil foi o país com maior número de estudos. Os principais achados propiciaram a construção das categorias conceituais. As sete primeiras se referem às principais características dos estudos incluídos nesta revisão de escopo; as outras três categorias objetivaram responder à questão norteadora e foram compostas por indicadores presentes na organização do processo de trabalho antes, durante e após a administração segura de uma vacina na criança. Conclusão: conclui-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados mediante mapeamento da organização do processo de trabalho através de conhecimento, atitudes e práticas para administração segura de vacinas em crianças. Como limitação deste estudo, evidencia-se a escassez de pesquisas que norteiam os cuidados pós-vacinação e sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas.
Publisher
Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa
Reference37 articles.
1. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2020.
2. World Heatlh Organization. Vacinas e imunização. Geneva (CH): OMS; 2021. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/vaccines-and-immunization#tab=tab_1
3. Nascimento MMG, Guimarães PH, Anacleto TA. Segurança no uso de vacinas. Belo Horizonte (MG): Instituto para práticas seguras no uso de medicamentos; 2021.
4. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Programa Nacional de Imunizações: aspectos históricos dos calendários de vacinação e avanços dos indicadores de coberturas vacinais, no período de 1980 a 2013. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2018.
5. Bisetto LHL. Evento adverso pós vacinação e erro de imunização: da perspectiva epidemiológica à percepção dos profissionais de saúde [Tese]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem da USP; 2017.