Abstract
Este artigo explora a aplicabilidade do conceito de governança ou regulação multinível para uma análise contemporânea do exercício do poder em um território, para além das teorias do Estado-nação. A proposição da pesquisa é a de que a forma (con)federada de Estado é um mecanismo de adaptação do direito público interno ao contexto globalizado, que reúne interesses divergentes a um mesmo fórum de exercício de poder. Em estudo de caso, o texto observa que a União Europeia recorre a uma organização (con)federada para estruturar e harmonizar poderes de diversas fontes e naturezas. Para tanto, são mobilizadas vertentes críticas, transnacionais e globais sobre o desenvolvimento do pensamento jurídico e o constitucionalismo, com o intuito de demonstrar como o direito, enquanto linguagem, funciona como filtro semântico de acolhimento e colmatação de pluralidades. Desse modo, a contribuição deste artigo é uma discussão jurídica zetética sobre sistemas multiníveis, em especial no contexto do Estado (con)federado, ilustrada por uma demonstração de sua aplicação no desenvolvimento da União Europeia. O estudo, contudo, não possui pretensões dogmáticas de acompanhar ou apontar um conceito jurídico específico e definitivo de sistema multinível, tendo por enfoque metodológico uma análise contextual da utilidade do direito para estruturar uma governança multinível para além do Estado singular.
Publisher
Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa
Reference48 articles.
1. ABRUCIO, Fernando Luiz. Federalismo brasileiro e projeto nacional: os desafios da democracia e da desigualdade. Revista USP, São Paulo, n. 134, p. 127-142, jul./set. 2022.
2. BARBOSA, Gilmara Maria de Oliveira. Anomia, direito e pós-modernidade. Revista do Instituto do Direito Brasileiro, Lisboa, n. 9, p. 9043-9081, 2013.
3. BAZEZEW, Maru. Constitutionalism. Mizan Law Review, Adis Abeba, v. 3, n. 2, p. 358-369, set. 2009.
4. BÖRZEL, Tanja A. What can federalism teach us about the European Union? The German experience. Regional & Federal Studies, Abingdon, v. 15, n. 2, p. 245-257, 2005.
5. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. [PDF]. Brasília: Supremo Tribunal Federal – Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação, 2023.