Abstract
Objetivo: Investigar a percepção dos profissionais de saúde e gestores acerca da estruturação das redes de atenção à saúde às pessoas com anemia falciforme. Método: Estudo exploratório, descritivo e transversal. A abordagem utilizada foi à triangulação de métodos. Foi realizado com 15 profissionais de saúde e gestores. Os dados foram coletados no período de março a junho de 2016 por meio de entrevistas semiestruturadas. Foi realizada a estatística descritiva com os dados quantitativos, já os qualitativos foram interpretados por meio de leitura e processo de categorização. Resultados: Falta de compreensão dos participantes sobre a rede de atenção as pessoas com anemia falciforme, bem como o desconhecimento sobre as políticas e demais aspectos, influenciando diretamente na qualidade e eficiência da assistência prestada. Conclusão: É necessário que os gestores proporcionem oportunidades de qualificações e os profissionais se capacitem para prestarem uma assistência eficaz a pessoa com anemia falciforme.
Publisher
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
Reference20 articles.
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Doença falciforme: condutas básicas para tratamento. Brasília, 2012.
2. - MACHADO, T. R. et al. Perfil hemoglobínico em comunidade quilombola do município de Viamão. Rev. Bras. Hematol. Hemoter., v.31, n.4, p.47-68, 2009.
3. - GOMES, L. M. X., et al. Acesso e assistência à pessoa com anemia falciforme na Atenção Primária. Acta Paul Enferm., v. 27, n. 4, p. 348-355, 2014.
4. - BRASIL. Ministério da saúde. Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Constituição Federal.
5. - MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Cad. Saúde Pública, v. 22, n. 5, p. 1115-1118, 2006.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献