Affiliation:
1. Faculdade Católica Maria Auxiliadora Em Macaé-RJ.NUPGES - Núcleo de Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde na Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa - UFF.
2. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói - Rio de Janeiro - Brasil.
3. Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro - Brasil.
4. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói- Rio de Janeiro - Brasil.
Abstract
Objetivo: descrever o processo de trabalho do técnico de enfermagem no ambiente hospitalar. Método: trata-se de estudo descritivo, qualitativo, cujos dados foram coletados por observação simples, com anotações em diário de campo, e entrevista semiestruturada tratadas por análise de conteúdo. Participaram nove técnicos de enfermagem de um hospital público localizado no interior do estado do Rio de Janeiro. Resultados: identificou-se que, quando faz uso das tecnologias em saúde com o usuário, o técnico de enfermagem produz o seu saber-fazer articulado com a dinâmica micropolítica do cuidado. Entretanto, a potência do momento intercessor usuário-técnico é pouco explorada durante o processo de cuidado. Conclusão: o profissional técnico de enfermagem, no seu cotidiano, pouco reconhece os momentos de ressignificação de sua prática como elemento terapêutico no cuidado com o usuário.
Publisher
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO