Affiliation:
1. Universidade Federal de Juiz de Fora
Abstract
OBJETIVO: Desvelar os sentidos dos acadêmicos de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa na abordagem fenomenológica pautada no referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Foram participantes 13 acadêmicos de enfermagem do último período de graduação em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade da Zona da Mata Mineira, que nos meses de setembro de 2015 realizaram depoimentos em encontro empático sobre o cuidado de enfermagem. RESULTADO: Da análise compreensiva emergiu as Unidades de significação: Se colocar no lugar do outro, dar amor, carinho e ver o paciente como um todo e Conhecer a teoria para poder colocar o cuidado em prática. CONCLUSÃO: Desvelou-se a dicotomia entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a importância de se transpor o cuidado técnico para um cuidado holístico/acolhedor e humanístico.
Publisher
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
Reference17 articles.
1. 1. Vale EG, Pagliuca LMF. Construção de um conceito de cuidado de enfermagem: contribuição para o ensino de graduação. Rev BrasEnferm. 2011; 64 (1): 106-13.
2. 2. Peixoto AJ, Holanda AF. Fenomenologia do cuidado e do cuidar: PerspectivasMultidisciplinares. Curitiba (PR): Juruá; 2011.
3. 3. Duarte NE, Ferreira MDA,Lisboa MTL. A dimensãoprática do cuidado de enfermagem: representaçõessociais de acadêmicos de enfermagem. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2012;16 ( 2): 227-233.
4. 4. Waldow V R. Atualização do cuidar. Aquichan. 2008; 8 (1): 85-96.
5. 5. Fontes WDD,Leadebal ODCP, Ferreira JDA. Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentesconcluintes do curso de graduação. Rev Rene. 2010;11(3): 86-94.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献