Abstract
Objetivo: avaliar o cuidado de Enfermagem prestado ao paciente renal crônico em hemodiálise durante o manuseio do Cateter Duplo Lúmen. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, transversal realizado em uma clínica de hemodiálise de uma cidade de médio porte do nordeste brasileiro. Participaram do estudo 14 profissionais de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu em setembro de 2016 subsidiada em checklist de adequação as normas vigentes de manuseio do cateter. Resultados: a maioria dos cuidados foi executada pelos técnicos de enfermagem, com 88,9% a 92,0% de frequência. Houveram algumas falhas nos cuidados, e a mais presente foi a falta de higienização das mãos, presente em menos de 30% das observações. Conclusão: o estudo evidenciou que existem lacunas na assistência de enfermagem ao paciente em uso de cateter, e que é necessário do enfermeiro orientação e supervisão constante da equipe para evitá-las.
Publisher
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
Reference16 articles.
1. 1. Roso CC, Beuter M, Kruse MHL, Girardon-Perlini NMO, Jacobi CS, Cordeiro FR. O cuidado de si de pessoas em tratamento conservador da insuficiência renal crônica. Texto Contexto Enferm. 2013; 22(3):739-45.
2. 2. Mendonça NN, Dutra MG, Funghetto SS, Stival MM, Lima LR. Diagnósticos de enfermagem de pacientes hemodialíticos em uso do cateter duplo lúmen. Rev Enferm Centro Oeste Min. 2013; 3(2):632-44.
3. 3. Oliveira FJG, Siqueira JF, Ramos IC, Campos FA, Oriá MOB, Caetano JA. Utilização de cateter venoso central em pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva. Rev Rene. 2013;14(5).
4. 4. Costa P, Kimura AF, Vizzotto M de PS, Castro TE de, West A, Dorea E. Prevalência e motivos de remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em neonatos. Rev Gaúcha Enferm. 2012; 33(3):126-33.
5. 5. Grothe C, Belasco AGS, Bittencourt ARC, Vianna LAC, Sesso RCC, Barbosa DA. Incidência de infecção da corrente sanguínea nos pacientes submetidos à hemodiálise por cateter venoso central. Rev Latino-Am Enfermagem. 2010; 18(1).