Affiliation:
1. Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Abstract
Objetivo: analisou-se o conhecimento e a opinião de universitários sobre doação e transplante de órgãos. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em um pequeno município do Rio Grande do Sul. Além de residir no cenário e de não estar inserido em formações na área da saúde, teve-se como critério de inclusão vínculo acadêmico ativo. Entrevistas semiestruturadas geraram as informações, sendo estas apresentadas pela análise temática. Resultados: evidenciou-se sensibilidade e engajamento ao falar da temática, no entanto, quando direcionadas questões sobre o processo e as possibilidades de doação, o conhecimento mostrou-se incipiente e, por momentos, envolto por mitos e medos. Alguns assuntos, como conceito de morte encefálica e etapas do processo de doação poderiam ser exploradas em campanhas, à medida que muitas dúvidas dos participantes se situaram nesses campos. Conclusão: recomenda-se que nos espaços universitários sejam asseguradas discussões transversais, que fortaleçam o ideário de solidariedade.
Publisher
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
Reference27 articles.
1. Marcon, L et al. Cuidados de enfermagem com pacientes potencialmente doadores de órgãos para transplante e sua família. In: Bresciani H, Martini J, Teixeira E (Orgs.). Programa de atualização em enfermagem: saúde do adulto. Porto Alegre: Artmed, 2012. p. 117-153.
2. Pessalacia JDR, Cortes VF, Ottoni A. Bioética e doação de órgãos no Brasil: aspectos éticos na abordagem à família do potencial doador. Rev. Bioet., 2011; 19 (3): 671-682. Disponível em:
3. Campos HH. Aumento do número de transplantes e da doação de órgãos e tecidos: processo de construção coletiva. ABTO, [2017?]. Disponível em: .
4. Portal Brasil. Sistema Único de Saúde financia 95% dos transplantes no Brasil. Brasília, DF: 2015. Disponível em: .
5. Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Dados numéricos da doação de órgãos e transplantes realizados por estado e instituição no período: janeiro/setembro - 2017. São Paulo, SP: Registro Brasileiro de Transplantes; 2017. Disponível em: .