Author:
Gevehr Daniel Luciano,Dos Santos Rodrigo Luis
Abstract
Discute-se a criação e atuação do Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL) e do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL) e suas relações com a produção e difusão de narrativas sobre a história da imigração e colonização alemã no Rio Grande do Sul. Tendo a formação das primeiras associações científicas no Brasil, como ponto de partida para análise, se busca compreender o contexto de surgimento e a atuação destas associações, que se voltam para a pesquisa e a construção de narrativas sobre o passado, em especial sobre a imigração alemã, protagonizada pelo IHSL.
Publisher
Fenix - Revista de Historia e Estudos Culturais
Reference24 articles.
1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
2. ANAIS DO CONGRESSO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA. Realizado na cidade de São Leopoldo por motivo da passagem da data centenária de sua municipalização. Porto Alegre: Oficinas Gráficas da Livraria do Globo, 1947.
3. ANAIS DO 1º SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL. São Leopoldo: Rotermund, 1974.
4. BEIGEL, Fernanda. Científicos Periféricos, entre Ariel y Calibán. Saberes Institucionales y Circuitos de Consagración en Argentina: Las Publicaciones de los Investigadores del CONICET. Dados, Rio de Janeiro, v.60, n.3, p.825-865, set. 2017.
5. BLANCO, Alejandro. Ciências sociais no Cone Sul e a gênese de uma elite intelectual (1940-1965). Tempo soc., São Paulo , v.19, n.1, p.89-114, jun. 2007.