Abstract
Objetivo: analisar a produção científica concretizada (publicações) e pesquisas potenciais (auxílios de pesquisa) sobre os temas de Big Data e Humanidades Digitais de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Método: abordagem quantitativa, sendo de natureza aplicada através de um estudo cientométrico. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória, e quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental. O núcleo da pesquisa constitui-se das atividades acadêmicas sobre Big Data e Humanidades Digitais, de pesquisadores das universidades estaduais paulistas recuperadas: na base de dados Web of Science (publicações); na Biblioteca Virtual da FAPESP e do DGP/CNPq (auxílios à pesquisa), e; no Currículo Lattes dos pesquisadores identificados nas bases da FAPESP e CNPq (atividades acadêmicas).
Resultados: apontam que as temáticas se concretizam em publicações na Web of Science a partir de 2013 com um total de 281 publicações, sendo 92,9% de Big Data. A USP está presente em 64,1%, a UNICAMP em 25,6% e a UNESP em 10,03%. As principais áreas do conhecimento relacionadas com as temáticas foram, respectivamente, as Ciência da Computação, Medicina e Ciência da Informação.
Conclusões: possibilitou a compreensão de que a escolha por uma metodologia de pesquisa que inclui, tanto as pesquisas realizadas (publicações) como as outras atividades acadêmicas como os auxílios de pesquisa (projetos (pesquisa potencial) e bolsas), pode oferecer um olhar abrangente daquilo que está se desenvolvendo e se concretizando sobre essas temáticas nas universidades estaduais paulistas. Revelando, portanto, que um estudo limitado a Web of Science representaria principalmente as temáticas nas áreas das Ciências Exatas. A maior abrangência das fontes adotadas (visualizada nos auxílios de pesquisa FAPESP e CNPq) permitiu observar o papel que as Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas vêm desempenhando, e mais importante, a inserção da Ciência da Informação.
PALAVRAS-CHAVE: Humanidades Digitais; Big Data; Estudo cientométrico; Atividade acadêmica; Universidades estaduais paulistas.
Publisher
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Subject
Library and Information Sciences,Information Systems,Management Information Systems