Abstract
Objetivo: O acesso à informação, ao conhecimento a respeito de determinado assunto é fundamental para a eliminação de preconceitos, comportamentos discriminatórios, entre outras questões. Neste sentido, o estudo tem como proposta apresentar o capacitismo e suas formas de opressão instituídas na sociedade.
Método: Teórico-reflexivo, fundamentado por uma revisão de literatura de natureza exploratória com abordagem qualitativa nos moldes de um ensaio.
Resultado: Por intermédio de um estudo teórico, de cunho ensaístico, ressaltamos que comportamentos capacitistas podem acontecer de forma subliminar por meio de demonstrações ditas piedosas ou de expressões preconceituosas revestidas de caráter filantrópico relacionadas às características físicas ou mentais de indivíduos considerados deficientes. O capacitismo também se revela de forma explícita por meio de expressões e olhares ofensivos e distanciamento corporal.
Conclusões: Conhecer, via acesso às informações, essas formas de desrespeito às diversidades humanas, constitui-se no primeiro passo rumo à desconstrução do capacitismo em uma sociedade que almeja ser inclusiva. De acordo com esse quadro, evidenciamos o papel da Ciência da Informação na disseminação de conhecimentos acerca da temática, bem como no emprego determos de cunho ético, em seus produtos documentários.
Publisher
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Subject
Library and Information Sciences,Information Systems,Management Information Systems
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献
1. Carta a várias mãos para uma educação antirracista: a você, colega de universidade;Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB;2024-09-03