Retrato dos Estudos Feministas, de Mulheres e de Gênero no Brasil (1971-2019): a consolidação do campo científico, aprendizados e desafios
-
Published:2023-08-15
Issue:
Volume:28
Page:
-
ISSN:1518-2924
-
Container-title:Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação
-
language:
-
Short-container-title:Encontros Bibli
Author:
Hoppen Natascha Helena FranzORCID,
Dalmaso-Junqueira BrunaORCID
Abstract
Objetivo: Discutir a consolidação dos Estudos Feministas, de Mulheres e de Gênero (EF) como campo científico no Brasil; identificar intersecções sociais e acadêmicas entre o contexto histórico e político de lutas feministas e os avanços científicos que dele se desdobram; problematizar desafios a serem superados na produção do campo.
Método: Em abordagem quanti-qualitativa, parte-se de análises métricas de artigos brasileiros publicados entre 1971 e 2019 e indexados na base de dados 1Findr, dando ênfase às principais palavras-chave que tematizaram as pesquisas desenvolvidas no campo ao longo de cada década. Buscando complexificar a análise da ciência produzida nos EF, costuramos seus próprios saberes à discussão cientométrica.
Resultados: Constatou-se: (a) consonância dos movimentos científicos com aqueles de fora das universidades ao longo das décadas; (b) limitações dos feminismos liberais, brancos e eurocêntricos ainda hoje persistentes; (c) proeminência dos feminismos plurais – notadamente do feminismo negro – e das coalizões estratégicas possíveis; (d) relevância da inserção do movimento LGBTQIA+ no campo.
Conclusões: A produção acadêmica dos EF é uma conquista do próprio movimento social que lhes dá origem e reflete suas potencialidades e limitações em relação a seus sujeitos políticos. Destaca-se o caráter exponencial do crescimento da produção interdisciplinar interessada na perspectiva feminista, de mulheres e de gênero na ciência brasileira, embora ainda haja relevantes desafios e lacunas. Como tarefa urgente, indica-se a necessidade de incorporação de uma perspectiva plural, interseccional e relacional à pesquisa na área, que combata narrativas hegemônicas e homogeneizantes também dentro de um movimento social e científico de resistência.
Publisher
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Subject
Library and Information Sciences,Information Systems,Management Information Systems