Abstract
Objetivo: propor, a partir da raspagem de dados dos web sites dos periódicos, um meio de visualizar redes coautorias entre os autores que publicaram artigos nestas revistas. De modo específico, gerar insumos para análises bibliométricas a partir do próprio portal eletrônico dos periódicos Encontros Bibli e Em Questão.
Método: implementa um código em linguagem de programação R para ler, identificar, extrair, organizar, estruturar e visualizar as redes de coautoria, aplicando-o nas revistas Encontros Bibli e Em Questão.
Resultado: demonstra o uso e a funcionalidade do código, assim como seu bom desempenho, ao gerar redes de coautoria e identificar os autores mais produtivos de cada uma das revistas analisadas. Sugere a inclusão das redes nos portais eletrônicos das revistas.
Conclusões: O método de web scraping pode ser utilizado pelas revistas para construir suas próprias redes de coautoria e fornecer mais informações passíveis de análises a pesquisadores. Além disso, pode ser utilizado por pesquisadores enquanto método de extração de dados de revistas científicas, sobretudo, aquelas construídas via Open Journal System, visto que periódicos que utilizam este sistema, possuem estruturas semelhantes. Ao propor e fornecer um código baseado em web scraping, este estudo releva o alto potencial bibliométrico desta técnica, contribuindo com novas perspectivas de técnicas computacionais aplicados à bibliometria.
Publisher
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)