A tatuagem em pele humana como documento e elemento biométrico para identificação humana
-
Published:2021-08-06
Issue:
Volume:26
Page:
-
ISSN:1518-2924
-
Container-title:Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação
-
language:
-
Short-container-title:Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf.
Author:
Reis Patrícia,Francisco Santos Fillho Eudaldo
Abstract
Objetivo: Demonstrar que o conceito de documento assume contextos e configurações diversas encetando para a possibilidade de um elemento biométrico.
Método: Abordagem qualitativa e fundamentação dentro de uma concepção teórica a partir dos estudos de Paul Otlet, Suzanne Briet e Jean Meyriat. Por existir uma conexão lógica nas teorias defendidas e consolidadas pelos autores supracitados, a análise bibliográfica se fez necessária para a compreensão da obra e do que já foi estudado.
Resultado: Evidencia que a discussão teórica apresentada corrobora para a definição da tatuagem como documento, passível de novas abordagens, ordenamento científico e ideológico. Desperta para o estabelecimento lógico na sua classificação e ordenação enquanto parametrização e taxonomia da tatuagem como documento.
Conclusões: Por ser a biometria um elemento de identificação humana, é preciso avançar no seu estudo para validar a pele enquanto suporte de informação. Torna-se concreto avançar nos estudos a fim de conceber um sistema de informação em que a sua arquitetura contemple os dados da tatuagem, visando sua organização e recuperação para facilitar a identificação humana. Conclui ser um estudo embrionário em que áreas díspares dialogam a fim de serem complementadas e aperfeiçoadas.
Publisher
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Subject
Library and Information Sciences,Information Systems,Management Information Systems