Abstract
Objetivo: a pesquisa explora padrões de financiamento por disciplina/área através dos agradecimentos por apoio financeiro identificados em artigos brasileiros de 2009 a 2016 indexados na Web of Science (WoS).
Método: por meio de indicadores cientométricos, analisaram-se os diferentes tipos de financiamento (nacional, internacional ou misto), os principais organismos financiadores agradecidos (nacional ou internacional) e a presença de agradecimentos por financiamento com declarações sobre potenciais conflitos de interesses em quatro disciplinas WoS: economia, hematologia, horticultura e matemática, aplicações interdisciplinares.
Resultado: as evidências encontradas revelam claras diferenças interdisciplinares. Observa-se prevalência de financiamento nacional em horticultura (81,1%), internacional em hematologia (29,5%) e economia (25,3%) e misto em matemática, aplicações Interdisciplinares (20,9%). Em nível nacional, agências ministeriais (CNPq e Capes) e fundações estaduais de fomento surgem como os principais financiadores agradecidos. Em nível internacional, há uma diversidade de organismos financiadores dos Estados Unidos e Europa, com destaque para o National Institute of Health (NIH), principal financiador em hematologia (31,0%). A prevalência de agradecimentos por financiamento com declarações sobre potenciais conflitos de interesses é claramente perceptível em hematologia.
Conclusões: conclui que o financiamento por parte de órgãos de fomento declarado nas publicações científicas representa uma atividade geradora de dados de pesquisa latentes e importantes para os estudos métricos da informação que tenham como foco de análise as práticas de agradecimento na ciência.
Publisher
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Subject
Library and Information Sciences,Information Systems,Management Information Systems
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献