Abstract
Objetivo: Objetiva-se avaliar a endogenia, dependência e representação de 16 periódicos brasileiros de turismo, no período 1990-2018, para as instituições e suas unidades da federação e grandes regiões, ano-a-ano.
Método: A coleta e montagem do banco de dados (autoria – instituições, unidades da federação e grandes regiões) foram feitas, manualmente, assim como a revisão e desambiguação de nomes. Os cálculos foram feitos por meio de ferramentas computacionais próprias.
Resultado: Em geral, a endogenia (instituições) é muito alta no primeiro ano de cada periódico, caindo, para quase todos, já no segundo ano, havendo a convergência para valores abaixo de 20% no fim da série histórica. As unidades da federação e grandes regiões apresentam resultados parecidos, porém em patamares mais elevados. A dependência revela que, para quase todos os periódicos, a instituição é muito dependente dele para produzir no campo, nos primeiros anos, mas há, logo depois, nítida e persistente tendência de queda. Para as unidades da federação e grandes regiões, há paralelo com esses resultados, com valores mais baixos e menos exceções à regra. Os resultados da representação convergem com o visto para a dependência (instituições). Nas unidades da federação e grandes regiões, é difícil detectar tendências e padrões.
Conclusões: A endogenia, dependência e representação permitem verificar a produção de instituições, unidades da federação e grandes regiões em 16 periódicos brasileiros de turismo (1990-2018). De forma geral, há nítida tendência de queda da endogenia, dependência e representação, para a maior parte dos periódicos, no que concerne esses três elementos.
Publisher
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Subject
Library and Information Sciences,Information Systems,Management Information Systems