Author:
Veloso Flávio Denis Dias,Araújo Rosane Cardoso
Abstract
A autorregulação da aprendizagem é a capacidade de o aluno intervir de forma ativa e consciente no próprio desenvolvimento em determinado contexto, favorecendo o controle de aspectos motivacionais e metacognitivos. Para os instrumentistas, o desenvolvimento de competências autorregulatórias exerce influência direta na qualidade do envolvimento com seus estudos. Assim, o objetivo central desta pesquisa foi verificar, por meio de um estudo de levantamento, a possível existência de aspectos autorregulatórios na rotina de estudo de percussionistas em cursos de bacharelado em música. Participaram deste estudo 20 alunos(as) de quatro universidade das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Os resultados indicaram que, de um modo geral, entre as 12 competências autorregulatórias investigadas, a habilidade melhor desenvolvida pelos percussionistas foi a "atribuição causal" , enquanto a competência "monitoramento do progresso" apresentou-se como a menos dominada.
Publisher
Universidade Estadual do Parana - Unespar
Reference26 articles.
1. AUSTIN, James; RENWICK, James; MCPHERSON, Gary. Developing motivation. In: MCPHERSON, Gary. (Org). The child as musician: a handbook of musical development. New York: Oxford University Press, 2006. p.213-238.
2. AZZI, Roberta Gurgel. Introdução í Teoria Social Cognitiva. Vol. 1. São Paulo: Casapsi. 2014.
3. BANDURA, Albert. Social Foundantions of Thought & Action: A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1986.
4. AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Auto-eficácia em diferentes contextos. Campinas, SP: Alínea, 2006.
5. BANDURA, Albert. Self-efficacy: the exercise of control. New York: Freeman, 1997.