Abstract
Com base nas análises de Pierre Bourdieu, o artigo visa construir um quadro comparativo entre dois modos de dominação (um tradicional e outro moderno) para destacar as especificidades da dominação nas sociedades modernas capitalistas. Buscaremos mostrar que a dominação tipicamente moderna supõe um crescente processo de objetivação dos mecanismos de reprodução social – tais como a formação de um mercado econômico autorregulado, de sistemas de ensino, do Estado e do direito – que se articulam para fazer com que a ordem social obtenha um princípio imanente de conservação, dispensando seus agentes de agir diretamente em prol da manutenção das desigualdades e hierarquias. Observando esse movimento, buscaremos destacar o lugar do sistema de ensino como instituição central do processo de reprodução social e como instância legitimadora das novas divisões da sociedade moderna, cada vez mais justificáveis pela função exercida pelos títulos escolares.
Publisher
Universidade Estadual do Parana - Unespar
Reference7 articles.
1. AZEVEDO, F. Sociologia educacional: introdução ao estudo dos fenômenos educacionais e de suas relações com os outros fenômenos sociais. São Paulo: Edições Melhoramentos, 2ª ed., 1951.
2. BOURDIEU, P. “Les modes de domination”, in Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, v. 2, n. 2-3, p. 122-132, juin 1976.
3. ______. “Le titre et le poste: rapports entre le système de production et le système de reproduction”, in Actes de la recherche en sciences sociales, v.1, n. 2, p. 95-107, mars 1975.
4. ______. La noblesse d’État: grandes écoles et esprit de corps. Paris : Éditions de Minuit, 1989.
5. ______. “Stratégies de reproduction et modes de domination”, in Actes de la recherche en sciences sociales, Paris, v. 105, p. 3-12, décembre 1994.