Author:
Randazzo Gomes André Ricardo
Abstract
Neste artigo, procurarei estudar a noção de “preâmbulos da fé” (praeambula fidei), tal como se encontra nas obras de Tomás de Aquino. Nem sempre essa noção é apresentada com essas palavras exatas. Mas é possível encontrar uma doutrina coerente desde as obras mais juvenis até as obras mais maduras de Tomás de Aquino. Farei a tradução de passagens que não tiverem sido ainda traduzidas ao português. Para fazer este estudo, irei me basear nos trabalhos de dois autores: John Wippel e Dennis Brand. E também, seguindo o exemplo desses autores, estudarei a utilidade que Tomás de Aquino atribui às verdades filosóficas na Suma Contra os Gentios, onde parece claro que Tomás usa tais preâmbulos da fé. Como resultado, poderemos ver a importância que Tomás de Aquino confere a certos conhecimentos demonstrados pelos filósofos, principalmente por Aristóteles, como, por exemplo, o conhecimento de que Deus existe. Veremos que, para Tomás de Aquino, estes conhecimentos estão pressupostos nos artigos de fé.
Publisher
Universidade Estadual do Parana - Unespar
Reference15 articles.
1. ASHLEY, B. The way toward wisdom: An interdisciplinary and intercultural introduction to metaphysics. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 2006.
2. BRAND, D. J. Philosophy and the preambula fidei in Saint Thomas Aquinas. Dissertação (Mestrado em Filosofia), University of Ottawa, Ottawa, 1977.
3. DAVIES, B. Thomas Aquinas's Summa Contra Gentiles: A Guide and Commentary. New York: Oxford University Press, 2016.
4. DAVIES, B.; STUMP, E. (ed.). The Oxford Handbook of Aquinas. New York: Oxford University Press, 2012.
5. JENKINS, J. Knowledge and faith in Thomas Aquinas. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.