Abstract
Considerando o papel da linguagem, em especial a escrita e a oralidade no contexto do Ensino Superior, este artigo objetiva apresentar percepções e reflexões acerca dos Letramentos Acadêmicos e suas possíveis contribuições para a formação docente inicial de Língua Inglesa e as relações com a internacionalização, uma vez que é um dos princípios da Universidade. Quanto à metodologia, utilizamos estudos bibliográficos, análises de documentos como o PDI da Unespar, questionários e diários de aprendizagem e de formação. Este trabalho nos permitiu obter uma maior compreensão sobre algumas contribuições da perspectiva dos Letramentos Acadêmicos à formação inicial de professores de línguas, apontando possíveis avanços neste contexto, bem como sobre a necessidade de ampliar este trabalho no Ensino Superior por meio da continuidade de outros estudos sobre a investigação realizada.
Publisher
Universidade Estadual do Parana - Unespar
Reference52 articles.
1. BALADELI, A. P. D.. Hipertexto e multiletramento: revisitando conceitos. Nilópolis: Escrita, Revista do Curso de Letras da UNIABEU, v.2, n°4, 2011.
2. BARTON, D. Literacy: an Introduction to the Ecology of Written Language. Londres: Blackwell, 1994.
3. BARTON, D.; HAMILTON, M. Local literacy: reading and writing in one community. London and New York: Routledge, 1998.
4. BAZERMAN, C. et al. Traditions of writing research. |New York and London: Routledge, 2010.
5. BEZERRA, B. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015.