Abstract
Nas análises sobre a Deutschtum (germanidade) do Vale do Itajaí (Santa Catarina), o binômio lar-língua é destacado como base para a criação e manutenção da identidade étnica teuto-brasileira. Assim, dentre as instituições criadas para valorização da língua comum alemã, cita-se as escolas, os jornais e as associações recreativas. O presente escrito busca analisar o papel do cinema nesse sistema cultural, tendo em vista que, entre 1900 e 1930, era comum justamente tais espaços culturais, criados para manutenção da germanidade, abrigarem também sessões de cinema, notadamente, projetadas no idioma alemão. Argumenta-se que, no Vale do Itajaí, na transição do século XIX para o XX, o cinema participou da construção da Alemanha como uma comunidade imaginada, que permitiu o estabelecimento de uma ponte de sentidos entre a origem destes imigrantes e o novo território ocupado, configurando uma identidade transnacional baseada na germanidade: a comunidade étnica dos deutschbrasilianer (teuto-brasileiros).
Publisher
Universidade Estadual do Parana - Unespar
Reference49 articles.
1. Fontes
2. ARQUIVO HISTÓRICO DE BLUMENAU. Cartaz da programação da exibição cinematográfica realizada em Blumenau em 11 de agosto de 1900. Blumenau, 11 ago. 1900a.
3. ARQUIVO HISTÓRICO DE BLUMENAU. Cartaz da programação da exibição cinematográfica realizada em Blumenau em 11 de agosto de 1900. Blumenau, 11 ago. 1900a.
4. BLUMENAU EM CADERNOS. Acervo do Arquivo Histórico de Blumenau. Blumenau, 1984.
5. BLUMENAU EM CADERNOS. Acervo do Arquivo Histórico de Blumenau. Blumenau, 1969.