Author:
Guarda Graziela Ferreira,Cardana Vitor Amaral,Boock Gabriel,Oliveira Alessandreia Marta de,Quintela Bárbara M.
Abstract
A criação de um ambiente imersivo para o ensino e aprendizagem de programação pode ser alcançada por meio da adoção de abordagens embasadas nos pilares do Pensamento Computacional (PC). O PC capacita os alunos a aprimorar suas habilidades criativas, críticas e estratégicas, aplicando os princípios da Computação para identificar e resolver problemas. Neste contexto, estão os jogos que permitem que os estudantes aprendam os conteúdos de forma lúdica e motivadora. Diante disso, este resumo centra-se no desenvolvimento de habilidades de programação usando a plataforma Hora do Código – Labirinto Clássico. Solucionar labirintos pode estimular o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação
Reference15 articles.
1. Brackamnn, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, 226 f.
2. BRASIL. (2022). BNCC Computação - Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: [link].
3. Castro, R. M., Siqueira, S. W. M., Almeida, D. N., Nascimento, F. C. (2017). AGILITY SCRUM – Um Jogo para Ensino da Metodologia SCRUM. XXV Workshop Sobre Educação em Computação – WEI. DOI: 10.5753/wei.2017.3537.
4. Code.org. Sobre nós. Code.org, 2016. Disponível em: [link].
5. Frigo, L. B., Araujo, A. Meninas digitais-programa brasileiro por igualdade de gênero na área de TIC. Interculturalidad, inclusión y equidad en educación, 2023.