Author:
Santiago Lindalva Augusto,Diniz Juliana R. Basto,Ferreira Jeneffer,Lima Felipe de Brito,França Sônia Virginia Alves
Abstract
Este trabalho aborda a computação desplugada como uma alternativa inovadora e acessível na educação, focando em estratégias práticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir do reconhecimento dos desafios de conectividade enfrentados por muitas instituições educacionais, destaca-se que a computação desplugada supera esses desafios e transforma a educação, promovendo uma aprendizagem mais significativa e alinhada às demandas do século XXI. O estudo destaca um projeto piloto com atividades propostas realizado durante o Edutec Day no polo de Limoeiro, mostrando sua eficácia em um contexto real, e ressalta a possibilidade de ampliação dessa proposta para outros contextos educacionais.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação
Reference7 articles.
1. Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica.
2. da Cruz, M. E. K., Marques, S. G., & Oliveira, W. (2021). Desenvolvimento e avaliação de material didático desplugado para o ensino de computação na educação básica.
3. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 160-187.
4. Ministério da Educação. (s.d.). Tabelas de Ensino de Computação - BNCC [Documento oficial]. Recuperado em 7 de fevereiro de 2024 de [link].
5. Santos, A.C.G., do Nascimento, I.M., & Oliveira, W. (2023). Da BNCC à BNCC Computação: Histórico, Afinidades e Desafios na Implementação de um Currículo Único. In: Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, p. 52-53.