Author:
Pissetti Cinthia Provesi,Frigo Luciana Bolan,Gasparini Isabela
Abstract
Com a baixa representatividade feminina em áreas de tecnologias da informação, o presente artigo faz uma análise do cenário de mulheres em ambientes colaborativos de código aberto. Para a pesquisa foram analisadas duas comunidades no GitHub e selecionados quatro repositórios. Apesar dos desafios e da baixa representação, observa-se um aumento gradual na participação das mulheres ao longo do tempo, ressaltando a necessidade contínua de políticas e iniciativas que promovam a igualdade de gênero nessas comunidades. Um dos achados desta pesquisa mostra que em um repositório específico para mulheres, elas realizaram 83.33% dos comentários, enquanto nos demais repositórios a participação delas é de cerca de 5.56%, apesar do percentual de mulheres ser praticamente igual ao de homens. Considera-se ainda a importância de pesquisas qualitativas futuras para compreender as motivações e desafios enfrentados pelas mulheres nessas áreas.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Reference10 articles.
1. Araújo, A., Cappelli, C., Nakamura, F., Frigo, L. B., Salgado, L., Moro, M. M., Braga, R., & Viegas, R. (2021). 7 motivos para você promover a diversidade de gênero na TI. Revista da Sociedade Brasileira de Computação, n. 44 (pp. 41-44).
2. Araujo, A. P. F. e Frigo, L. B., (2021). Diversidade de Gênero na Área de TI ainda é Pauta Contemporânea. Revista da Sociedade Brasileira de Computação, n. 44 (pp. 6-8).
3. Batista, E. M., Braga e Silva, G., & Silva, T. R. M. B. (2022). Diversidade de Gênero em Projetos Open Source: um Estudo da Relevância dos Comentários Postados em Issues do GitHub. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 197-202). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2022.222628
4. Fernandes, A. (2021). Mulheres são só 26% em profissões tecnológicas. Valor Investe. Disponível em [link].
5. NGCP - National Girls Collaborative Project (2024). The State of Girls and Women in STEM. Seattle, WA. Acessível em [link].