Author:
Rodrigues Jocenildo Abreu,Merlin Bruno,Fülber Heleno
Abstract
O medo de animais e insetos é uma condição generalizada que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. A doença pode ser tão grave que interfere consideravelmente na vida diária de uma pessoa. Este estudo examinou a aplicação da realidade aumentada no tratamento de fobias de animais e insetos. A pesquisa envolveu profissionais da psicologia e psiquiatria e resultou no desenvolvimento do aplicativo móvel FobiAR, que mostrou potencial como alternativa à terapia convencional. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, que envolveu a cooperação e participação entre pesquisadores e participantes, possibilitando a análise e resolução de problemas no âmbito clínico. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com terapeutas especializados em fobias de animais e insetos.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Reference13 articles.
1. Albakri, G., Bouaziz, R., Alharthi, W., Kammoun, S., Al-Sarem, M., Saeed, F., & Hadwan, M. (2022). Phobia Exposure Therapy Using Virtual and Augmented Reality: A Systematic Review. Applied Sciences, 12(3).
2. Botella. (2016). In Vivo versus Augmented Reality Exposure in the Treatment of Small Animal Phobia: A Randomized Controlled Trial. PLOS ONE, 11(2), 1–22.
3. Brasil, da Saúde, M., de Ciência, S., e Insumos Estratégicos, T., & de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde, D. (2019). guia de Elaboração: escopo para Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas.
4. Fatharany, F., Hariadi, R. R., Herumurti, D., & Yuniarti, A. (2016). Augmented reality application for cockroach phobia therapy using everyday objects as marker substitute. ICTS 2016, 49–52.
5. Google for Developers, ARCore. (2023). Conceitos fundamentais | ARCore. [link].