Author:
Silva João Pedro F.,Maia Guilherme
Abstract
Com o crescente processo de urbanização, a mobilidade se torna um tópico sensível. O gerenciamento do tráfego urbano de veículos é uma ferramenta chave para tornar a locomoção nas metrópoles mais eficiente. Através de sistemas de gerenciamento de tráfego (TMS), é possível coletar e processar dados em tempo real a fim de mitigar os efeitos dos congestionamentos. Um passo importante dentro deste processo é a identificação de congestionamentos nas vias urbanas. Essa identificação é feita através de modelos matemáticos, os quais existem em abundância na literatura. Este trabalho se propõe a analisar os principais modelos matemáticos através de simulações de fluxo de tráfego com o objetivo de compará-los, além de analisar o impacto da escolha do modelo no desempenho de um TMS. Enquanto muitos dos trabalhos existentes que propõem TMSs focam apenas na arquitetura do sistema, este trabalho mostra que a escolha do modelo de identificação de congestionamento tem um impacto significativo no desempenho de um TMS, resultando até 8, 2% de diferença no tempo médio de viagem variando apenas o modelo escolhido.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Reference26 articles.
1. Akabane, A. T., Immich, R., Bittencourt, L. F., Madeira, E. R., and Villas, L. A. (2020). Towards a distributed and infrastructure-less vehicular traffic management system. Computer Communications, 151:306–319.
2. Asvial, M., Gita Pandoyo, M. F., and Setyo Arifin, A. (2018). Internet of things solution for motorcycle riders to overcome traffic jam in jakarta using ebksp. In 2018 International Conference on Information and Communication Technology Convergence (ICTC), pages 636–638.
3. Asvial, M., Pandoyo, M. F. G., and Arifin, A. S. (2020). Entropy-based k shortest-path routing for motorcycles: A simulated case study in jakarta. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, 11(7).
4. Banks, J. (2002). Introduction to Transportation Engineering. McGraw-Hill series in transportation. McGraw-Hill.
5. da Silva, P. C. M. (1994). Apostila: Teoria do Fluxo de Tráfego. Universidade de Brasília.