Author:
Silva Hudson Afonso Batista da,Bornia Luís Gustavo,Mello Ronaldo dos Santos
Abstract
Persistência poliglota é vista como o futuro das modelagens de bancos de dados, pois visa adequar cada parte de uma modelagem conceitual de BD para esquemas lógicos e físicos com o melhor desempenho possível em termos de armazenamento e acesso. Entretanto, uma modelagem poliglota de dados traz novos desafios ao projetista, como lidar com mais de uma tecnologia de banco de dados e escolher o melhor modelo lógico ou tecnologia de banco de dados para manter e gerenciar determinada parte de uma modelagem conceitual. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre esta área de pesquisa, uma visão geral dos trabalhos encontrados e uma análise comparativa dos mesmos. Não encontramos na literatura um estudo similar a este.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Reference19 articles.
1. Bakhtin, A. (2023). A tool for querying multi-model data. PhD thesis, Prague: Charles University, Faculty of Mathematics and Physics, Department of Software Engineering.
2. Fowler, M. (2011). Polyglot persistence. [link]. Last access: 19 February 2024.
3. Holubová, I., Vavrek, M., and Scherzinger, S. (2021). Evolution management in multi-model databases. Data & Knowledge Engineering, 136:101932.
4. Khine, P. P. and Wang, Z. (2019). A Review of Polyglot Persistence in the Big Data World. Information, 10(4):141.
5. Kitchenham, B. (2004). Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele University, UK, 33(2004):1–26.