Author:
Theodoro Luiz Cláudio,Santos Camila da Cruz,Irion Crishna,Araújo Rafael Dias,Pereira João Henrique de Souza,Rosa Pedro Frosi
Abstract
O ensino de Computação tem se desenvolvido constantemente em resposta às inovações em tecnologia da informação. As Maratonas de Programação surgiram como uma das iniciativas para suprir a crescente demanda por profissionais com habilidades em raciocínio lógico-matemático. Com o intuito de contribuir para aprimorar o ensino de Computação, este estudo utilizou uma abordagem qualitativa, analisando as respostas de estudantes por meio de entrevistas. O objetivo deste trabalho é identificar padrões da rotina de participantes com destaque em competições de programação, a partir da experiência de ex-competidores, a fim de utilizar essas informações para propostas de melhoria dos modelos de ensino vigentes em trabalhos futuros. Os resultados destacam que a disciplina no estudo, com um planejamento de horários adequado e a prática em simuladores, como os sistemas de juízes online, são fundamentais para um aprendizado sólido e alinhado às demandas contemporâneas.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Reference15 articles.
1. de Menezes, G. R., Pereira, J. H. d. S., and Theodoro, L. C. (2021). Análise do perfil dos medalhistas da olimpíada brasileira de informática 2019. Revista de Sistemas e Computação-RSC, 11(3).
2. Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 4 edition.
3. Halim, S. and Halim, F. (2013). Competitive Programming 3: The New Lower Bound of Programming Contests. Lulu, 3rd edition.
4. ICPC (2023). About icpc. ICPC, [link]. Accessed: 2023-10-21.
5. Laaksonen, A. (2017). Guide to Competitive Programming, volume 1. Springer International Publishing, 1 edition.