Author:
Martins Lia,Hsu Meng Huey,Freitas Rosiane de
Abstract
Este artigo teve como objetivo analisar como o jogo da Torre de Hanoi pode contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Computacional desde as etapas iniciais da educação. Para isso, conduziu-se uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, com intuito de avaliar a capacidade dos estudantes em assimilar conceitos computacionais mais avançados, explorando os pilares do pensamento computacional, com ênfase em estratégias algorítmica recursiva e iterativa. Os resultados demonstraram que os estudantes conseguiram assimilar os conceitos computacionais propostos e resolver o jogo com 3, 4 ou mais discos, utilizando algoritmos apropriados. Isso proporcionou aos estudantes a oportunidade de explorar conceitos complexos de forma prática e envolvente.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Reference23 articles.
1. Allardice, R. and Fraser, A. (1883). La tour d’hanoï. Proceedings of the Edinburgh Mathematical Society, 2:50–53.
2. Andrade, T., Glay, R. R., Lopes, G. d. S., and da Costa, R. L. (2016). Implementação do jogo torre de hanói como estratégia de aprendizagem de pilha. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 27, page 1311.
3. Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. (2015). CS Unplugged: Computational. An enrichment and extension programme for primary-aged students. Springer.
4. BNCC (2017). Base nacional comum curricular. [link].
5. BNCC (2022). Computação na educação básica – complemento a bncc. parecer cneceb nº 2-2022 - bncc. [link].