Abstract
Dentro da engenharia de jogos diversos processos de game design podem ser descritos. O conceito inicial do jogo é uma etapa importante para mitigar problemas em etapas seguintes, porém não existem muitas ferramentas que auxiliem esse processo. Visto isso, para o contribuir com o desenvolvimento de ferramentas de suporte à engenharia de jogos, este estudo tem por propósito o desenvolvimento de uma taxonomia de gêneros de jogos usando a metodologia DSRP (Design, Science, Research, Process). Junto a taxonomia, um artefato secundário de sistemas de recomendação também é proposto como prova de conceito para demonstração do artefato principal. Assim, em relação às contribuições, é clara a contribuição em engenharia de jogos. Visto isso, considerando as bases de sistemas de informação, as contribuições alcançam a melhorias dos processos da indústria de jogos, auxiliando as pessoas durante processos de game design por meio da aplicação de tecnologias.
Publisher
Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
Reference10 articles.
1. Aggarwal, C. C. et al. (2016). Recommender systems, volume 1. Springer.
2. Aleem, S., Capretz, L. F., e Ahmed, F. (2016). Game development software engineering process life cycle: a systematic review. Journal of Software Engineering Research and Development.
3. Burke, R. (2000). Knowledge-based recommender systems. Encyclopedia of library and information systems, 69(Supplement 32):175–186.
4. Hendrick A. (2009). Project management for game development. [link]. Offline; accessado em Novembro/2009 utilizando wayback machine [link].
5. Laudon, K. C. e Laudon, J. P. (2022). Management Information Systems managing the digital firm. Pearson.