Abstract
Este estudo objetivou compreender as dimensões de contexto de trabalho, à luz da Psicodinâmica do Trabalho, na perspectiva dos necrotomistas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, realizada com sete necrotomistas de um Instituto Médico-Legal localizado no Rio Grande do Norte. Utilizou-se um roteiro semi-estruturado de perguntas baseado na Escala de Contexto de Trabalho (EACT). A estratégia utilizada para o tratamento dos dados adquiridos foi a análise de conteúdo. Com base nos dados encontrados no construto de contexto de trabalho, ambiente social onde operam a organização, condições laborais e as relações socioprofissionais, identificou-se categorias que envolvem: falta de materiais e equipamentos adequados, insalubridade, divisão de tarefas, autogestão, sobrecarga, relações estritamente profissionais, diálogo aberto e conflitos internos. Espera-se que essa pesquisa se constitua como instrumento de discussão reflexivas e debates acerca da percepção e atribuição de sentido ao trabalho para esse grupo ocupacional.
Publisher
USCS Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul
Reference26 articles.
1. ANCHIETA, V. C.; GALINKIN, A. L.; MENDES, A. M. B.; NEIVA, E. R. Trabalho e riscos de adoecimento: um estudo entre policiais civis. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 2, p. 199-208, 2011.
2. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
3. BERNARDO, M. Flexibilização do discurso de gestão como estratégia para legitimar o poder empresarial na era do toyotismo: uma discussão a partir da vivência de trabalhadores. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v.12, n. 1, p. 93-109, 2009.
4. CAPAVERDE, C.B.; OLIVEIRA, L. P.; SCHEFFER, A. B. B. Subjetividade e enfrentamento da morte: construindo gestão de pessoas na cotidianidade. Revista Eletrônica de Administração. v. 23. n. Especial, p. 188-209, 2017.
5. DEJOURS, C. A. Loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 1992.