UBERIZAÇÃO DO TRABALHO: a percepção dos motoristas de transporte por aplicativos na cidade de Goiânia.

Author:

Moraes Rodrigo Bombonati de SouzaORCID

Abstract

A uberização do trabalho evidencia uma nova forma de organizar, gerenciar e controlar o trabalho por meio das plataformas digitais. As ideias de autonomia, independência e empreendedorismo e precarização parecem subjazer a essa forma de gestão. Objetivou-se analisar a percepção dos motoristas de transporte por aplicativo quanto ao trabalho que realizam para as empresas-plataformas ou empresas-aplicativo na cidade de Goiânia, por meio de uma pesquisa descritiva com utilização do método Survey, envolvendo 99 motoristas. A análise utilizou a estatística descritiva e análise fatorial. Identificaram-se quantidades excessivas de dias e horas trabalhadas, além da constatação de que 78,7% dos motoristas ou possuem veículos financiados ou alugam um carro para poder trabalhar. Constituíram-se, ainda, seis componentes principais, assim rotulados: Formalização do emprego; Rendimentos; Autonomia; Perdas percebidas; Oportunidade de emprego; e Avaliação do trabalho. Os motoristas percebem benefícios na autonomia do trabalho flexível, além da necessidade de conter sua precarização.

Publisher

USCS Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul

Reference51 articles.

1. ABILIO, Ludmila Costhek. Uberização: Do empreendedorismo para o autogerenciamento subordinado. Psicoperspectivas, Valparaíso , v. 18, n. 3, p. 41-51, nov. 2019.

2. ABÍLIO, Ludmila Costhek. Uberização do trabalho: subsunção real da viração. Passa Palavra, 19 fev. 2017.

3. AMORIM, Wilson Aparecido Costa de. Gestão de recursos humanos e relações de trabalho no Brasil: uma análise sob a ótica da teoria dos custos de transação em um conjunto de empresas privadas. 2017. Tese (Livre Docência em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

4. ANDRÉ, Robson Gomes; SILVA, Rosana Oliveira da; NASCIMENTO, Rejane Prevot. 'Precário não é, mas Eu Acho que é Escravo': Análise do Trabalho dos Motoristas da Uber sob o Enfoque da Precarização. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 18, n. 1, p. 7-34, 2019.

5. ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3