Abstract
Os indivíduos que adquiriram alguma deficiência física tendem a ser mais propensos à necessidade do trabalho. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é compreender os sentidos construídos sobre o trabalho para cadeirantes com deficiência adquirida. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em que foram entrevistados, em profundidade, sete sujeitos dentro deste perfil. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo. Os sentidos relacionados ao trabalho foram agrupados em: garantia de segurança, independência e autonomia; fonte de satisfação; eficiência e condução de resultados; manutenção da ocupação e sentimento de utilidade; construção de relações sociais positivas; moralmente aceitável e contribuição social; ocupação de espaços e representatividade social; negação do estigma de incapacidade e inclusão efetiva. Concluiu-se que os sentidos do trabalho para os cadeirantes estão ancorados, não apenas no caráter instrumental, mas também nas questões de ocupação de espaços, de utilidade social e de quebra do capacitismo.
Publisher
USCS Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul
Reference34 articles.
1. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
2. BENDASSOLLI, P. F.; COELHO-LIMA, F. Psicologia e trabalho informal: a perspectiva dos processos de significação. Psicologia & Sociedade, v. 27, n. 2, p. 383-393, 2015.
3. BONACCIO, S. et al. The participation of people with disabilities in the workplace across the employment cycle: Employer concerns and research evidence. Journal of Business and Psychology, v. 35, p. 135-158, 2020.
4. BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União.... Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8112cons.htmAcesso em: 01 jul. 2019.
5. BRASIL. Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8213cons.htm Acesso em: 01 jul. 2019.