Author:
Nobre Matta Joao Ricardo,Cotta de Mello Renato Dourado
Abstract
O presente estudo visa explorar a forma como uma empresa brasileira de software de segurança internacionaliza-se e quais as vantagens competitivas que advém deste processo. A metodologia escolhida foi a qualitativa, com a utilização de estudo de caso. Os resultados obtidos demonstraram que, após a internacionalização, a empresa analisada passou a ser percebida pelos clientes no Brasil como mais eficiente e detentora de tecnologias mais modernas. Além disso, a acirrada competitividade do mercado norte-americano obrigou que a empresa atualizasse e, até, reinventasse seus produtos e processos, obtendo, como resultado final, um software com funcionalidades e características superiores a de seus concorrentes nacionais e internacionais. O estudo pretende contribuir para a compreensão do processo de internacionalização da indústria de software brasileira, identificando os pontos que transformaram essa empresa em um caso singular no segmento.
Publisher
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
Reference44 articles.
1. ADIZES, I. Os Ciclos de Vida das Organizações. São Paulo: Pioneira, 1996.
2. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1994.
3. BRASSCOM - Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, retirado de http://www.mlilas.com.br/bits-2012-destaca-a-importancia-do-mercado-brasileiro-de-software em 30 de junho de 2013.
4. CALIXTO, C. V.; SOUZA, Y. Z.; VASCONCELLOS, S.L.; GARRIDO, I.L. Uma Análise sobre o Conceito de Aprendizagem na Perspectiva de Internacionalização. Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 6, n. 1, p. 1-20, Jan./Jun. 2011.
5. CHIAVEGATTI, D.; TUROLLA, F.A. Risco no Modelo de Internacionalização de Uppsala. Revista Organizações em Contexto-online, v. 7, n. 13, p. 129-156, 2011.