Abstract
O presente artigo consiste em um relato das experiências de pesquisa-formação que temos realizado desde 2017 no âmbito do estágio supervisionado da licenciatura em Letras/Francês de uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa que tem como contexto o estágio enquanto componente curricular da formação inicial e tem como objeto a própria formação docente, na/para a qual intervimos com o quadro teórico-metodológico da autoconfrontação (CLOT; FAÏTA, 2000; FAÏTA; VIEIRA, 2003; VIEIRA; FAÏTA, 2003; FAÏTA, 2007a) visando fazê-lo servir à implementação de práticas de coanálise da atividade docente como práticas dialógicas formativas (FARIAS; MORAES, 2020). Em um primeiro momento, apresentamos a evolução da pesquisa-formação, os princípios e as fases da metodologia da autoconfrontação e as adaptações que temos realizado com o propósito de fazê-la servir como instrumento de formação. Em seguida, a análise e a discussão de algumas sequências de diálogo de coanálise, com dois diferentes grupos de estagiários, permite-nos mostrar que a autoconfrontação tem funcionado como um eixo organizador das diferentes atividades do estágio, principalmente as práticas de observação, análise e avaliação da atividade docente, amplificando os seus efeitos (trans)formativos, inclusive, na própria prática docente dos estagiários.
Publisher
Revista Linguagem em Foco
Reference30 articles.
1. AMIGUES, R. Pour une approche ergonomique de l’activité enseignante. Skholê, hors-série, [S. l.], v. 1, p. 5-16, 2003.
2. AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. Tradução de Anna Rachel Machado. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 35-53.
3. BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
4. BAKHTINE, M. La poétique de Dostoïevski. Paris: Points Seuil, 1970.
5. BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF.