Abstract
No contexto de um curso de Cálculo Diferencial e Integral, o presente estudo teve como objetivos analisar a produção escrita de estudantes de graduação em matemática ao resolverem problemas de otimização e compreender as potencialidades dessas análises para a intervenção pedagógica. Para tanto, estudantes ingressantes de uma instituição pública responderam a dois problemas de otimização. Os resultados mostram que os estudantes, em sua maioria, apresentaram dificuldades conceituais em tópicos curriculares, como propriedades de quadriláteros, cálculos de área e perímetro, equações e funções; poucos perceberam o valor de se utilizar conceitos do ensino médio como ferramentas de aproximação aos conceitos e à linguagem matemática do cálculo. As análises foram essenciais enquanto estratégia didática para o planejamento de intervenções pedagógicas específicas, desenvolvidas ao longo do semestre letivo.
Reference43 articles.
1. ALLEVATO, Norma S. G; ONUCHIC, Lourdes de L. R. As conexões trabalhadas através da resolução de problemas na formação inicial de professores de matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática – RenCiMa, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1-14, 2019.
2. ALVARENGA, Karly B.; DÖRR, Raquel C.; VIEIRA, Vanda D. O ensino e a aprendizagem de cálculo diferencial e integral: características e interseções no centro-oeste brasileiro. REBES - Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 2, n. 4, p. 46-57, 2016.
3. ANDRADE, Cecilia P. de; ONUCHIC, Lourdes de L. R. Perspectivas para a Resolução de Problemas no GTERP. In: ONUCHIC, Lourdes de L. R.; LEAL Jr., Luiz C.; PIRONEL, Márcio (Orgs.). Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 443-466.
4. ANDRADE, Fabiana; ESQUINCALHA, Agnaldo; OLIVEIRA, Ana Teresa. Un estado del conocimiento de las investigaciones sobre pré-cálculo en Brasil. Unión, n. 58, p. 48-63, 2020.
5. AZEVEDO, Eliane B. de; FIGUEIREDO, Elisandra B.; PALHARES, Pedro M. B. Adaptação no roteiro da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática do GTERP para ensinar Cálculo Diferencial e Integral através da Resolução de Problemas. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. 1-22, 2020.