Autonomia partidária nas democracias contemporâneas: Sartori, Panebianco e Nassmacher

Author:

Lobão Simone Lavôr do RêgoORCID,Reis Daniel Gustavo Falcão Pimentel dosORCID

Abstract

A autonomia é assegurada aos partidos políticos nas democracias contemporâneas para que as siglas possam desempenhar as funções que lhes são atribuídas em cada ordenamento jurídico e manejar os recursos que lhes são disponíveis de acordo com os valores consagrados nos estatutos e programas partidários, como também em conformidade com as estratégias eleitorais adotadas para alcançar as suas metas políticas. Nesta perpectiva, a autonomia partidária volta-se para a promoção do pluralismo político no contexto político delineado no século XXI. A temática da autonomia partidária, embora seja uma matéria bastante relevante, recebe pouca atenção da doutrina jurídica brasileira, o que gera um déficit do acervo bibliográfico especializado no assunto e, quando é analisada, a autonomia partidária é definida à luz da legislação e da jurisprudência brasileira. Frente a isso, questiona-se como a autonomia partidária é conceituada pelos especialistas estrangeiros? Para responder à pergunta, o presente artigo apresenta os conceitos estipulados por Giovanni Sartori, Ângelo Panebianco e Karl-Heinz Nassmacher sobre a autonomia partidária. Ainda, define-se o que são os partidos políticos nas democracias contemporânes com vistas a delinear o contexto político no qual a autonomia partidária se insere. Por fim, expõe-se quais são as funções partidárias com o propósito de ilustrar o leque de escolhas que autonomia viabiliza às agremiações. A metodologia utilizada é bibliogrática e dialética. Como resultado, há a introdução de novos conceitos doutrinários sobre a autonomia partidária no ordenamento jurídico brasileiro.

Publisher

CONSINTER

Reference38 articles.

1. ALDRICH, John H, Why parties? A second look, Chicago e London, The University of Chicago Press, 2011, N.P, E-book Kindle.

2. ARAS, Augusto, Fidelidade Partidária: efetividade e aplicabilidade, Rio de Janeiro, LMJ Mundo Jurídico, 2016.

3. ARENDT. Hannah, O que é política? 12 ed, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2018, N.P, E-book Kindle.

4. ALVIM, Frederico Franco, Curso de Direito Eleitoral. Curitiba, editora Juruá, 2016.

5. AVRITZER, Leonardo, “Sociedade Civil e Estado no Brasil: da autonomia à interdendepência política”, Opinião Pública, Campinas, vol. 18, nº 2, p. 383-398, novembro, 2012.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3