Intent to destroy no crime de genocídio: conhecimento e domínio das condutas individualmente consideradas dentro de um contexto genocidário e a atuação política brasileira na pandemia

Author:

Brito Alexis Couto deORCID,Almeida Stéphanie Havir deORCID

Abstract

Cientes da dificuldade em representar e verificar os elementos que configuram o dolo, especialmente quanto ao crime de genocídio, e em meio às discussões acerca da adequação típica das condutas de dirigentes nacionais adotadas durante a Pandemia de Covid-19, buscamos, no presente estudo, apresentar uma alternativa às teorias existentes para identificação dos quesitos que constituem o intent to destroy, elemento essencial do tipo do crime de genocídio, conforme redação da Convenção para Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio, replicada no Estatuto de Roma. De forma dialética, por meio da combinação de duas teorias propostas para a verificação e caracterização do dolo: a Twice Twofold Structure proposta por Kai Ambos, e a Teoria Cognitiva do Dolo na linha proposta por Ingeborg Puppe e compartilhada por Luís Greco, que toma o conceito de vontade no sentido atributivo-normativo, em contraste com o conceito psicológico-descritivo adotado pelas tradicionais teorias volitivas do dolo, apresentou-se uma terceira teoria capaz de melhor demonstrar o special intent/dollus specialis/dolo especial, que é requisito à verificação da conduta dolosa, única forma admissível de comissão do crime de genocídio. Na sequência, analisamos a alardeada suposta prática de genocídio por dirigentes nacionais na condução das políticas públicas de combate à pandemia de Covid-19, especialmente no estado do Amazonas, tomando por base o Relatório Final votado pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, em 26 de outubro de 2021, deduzindo pela possível prática de genocídio em face apenas de populações indígenas, já que para os demais casos mostraram-se ausentes diversos requisitos intrínsecos tanto ao conceito de genocídio quanto à teoria ora elaborada.

Publisher

CONSINTER

Reference36 articles.

1. Agência Pública, “ABIN alertou governo Bolsonaro sobre aumento do garimpo ilegal em terras indígenas”, disponível em https://apublica.org/2023/05/abin-alertou-governo-bolsonaro-sobre-aumento-do-garimpo-ilegal-em-terras-indigenas/, acesso em 20 de agosto de 2023.

2. Agência Pública, “Atas revelam como o Ministério da Defesa se empenhou na produção de cloroquina na pandemia”, disponível em https://apublica.org/2023/02/atas-revelam-como-o-ministerio-da-defesa-se-empenhou-na-producao-de-cloroquina-na-pandemia/, acesso em 20 de agosto de 2023.

3. Agência Pública, “Atas secretas do comitê de gestão de crise da Covid-19 não analisadas pela CPI”, disponível em https://apublica.org/2023/02/as-atas-secretas-do-comite-de-crise-da-covid-19-nao-analisadas-pela-cpi/, acesso em 20 de agosto de 2023.

4. Agência Pública, “Documentos inéditos revelam como governo Bolsonaro tratou internamente a crise de Manaus”, disponível em https://apublica.org/2023/02/documentos-ineditos-revelam-como-governo-bolsonaro-tratou-internamente-a-crise-de-manaus/, acesso em 20 de agosto de 2023.

5. Agência Pública, “Em atas do Conselho Nacional da Amazônia, Salles diz que destruição da floresta é ‘balela’”, disponível em https://apublica.org/2023/03/em-atas-do-conselho-nacional-da-amazonia-salles-diz-que-destruicao-da-floresta-e-balela/, acesso em 20 de agosto de 2023.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3