Abstract
Objetivo: Investigar os fatores determinantes do financiamento por leasing ou por dívida da empresa brasileira.
Fundamento: Algumas teorias tentam explicar como atributos da empresa interferem na estrutura de capital, como a teoria pecking order, trade-off, e dos custos de agência. A estrutura do endividamento da empresa pode ser composta por distintos instrumentos de captação de recursos, tais como dívida com bancos, títulos corporativos, arrendamentos mercantis (leasing), entre outros.
Método: A amostra está disposta em um painel de dados formado por 1.215 observações anuais de empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa (B3). Os dados foram coletados do sistema Economática e a análise quantitativa foi realizada por meio de estatística descritiva, análise de correlação e regressão.
Resultados: Os resultados indicam um comportamento pecking order da empresa brasileira ao detectar-se um efeito negativo do fluxo de caixa sobre o endividamento. Entretanto, o efeito é inverso com relação à contratação de leasing. A disponibilidade de ativos para uso como garantia e o tamanho da empresa são fatores bastante favoráveis para a contratação de dívida de longo prazo para financiar o investimento. A correlação entre dívida e leasing sinaliza a possibilidade de serem alternativas complementares entre as duas formas de financiamento.
Contribuições: A pesquisa contribui para a pesquisa em estrutura de capital ao incorporar o leasing como fonte alternativa de financiamento. Além disso, a pesquisa fornece aplicabilidade prática, pois as decisões de financiamento são cruciais para a empresa e podem impactar o valor da empresa.
Publisher
Portal de Periodicos UFPB