Abstract
Objetivo: Este trabalho avalia as previsões de lucro dos analistas e dos modelos random walk, simples e com crescimento, a curto e longo prazo, para as empresas brasileiras de capital aberto no período de 2010 a 2015.
Fundamento: A pesquisa apresenta um estudo sobre o conteúdo informacional das previsões de lucro dos analistas de mercado e dos modelos random walk na previsão de resultados futuros das empresas brasileiras de capital aberto a curto e longo prazo.
Método: Os dados foram obtidos via plataforma da Thomson Reuters®, nas bases de dados do I/B/E/S® e Thomson Financial. Para análise dos resultados foi utilizada a metodologia de regressão linear simples (OLS) robusta a heterocedasticidade.
Resultados: A análise dos modelos sobre o conteúdo informacional aponta maior relevância das previsões random walk com relação às previsões dos analistas, adicionalmente nota-se que o conteúdo informacional das previsões dos analistas vai perdendo intensidade com o aumento da defasagem da previsão. Destaca-se ainda, maior conteúdo informacional das previsões dos modelos random walk, mesmo para previsões de curto prazo.
Publisher
Portal de Periodicos UFPB