Author:
Valdevino Rosângela Queiroz Souza,Miranda Mariza Camila de,Oliveira Adriana Martins de
Abstract
Objetivo: Verificar a influência da Subvenção e Assistência Governamentais nas variáveis financeiras das empresas do subsetor de energia elétrica listadas na BM&FBovespa.
Fundamento: O presente trabalho enfatiza o reconhecimento, mensuração e evidenciação das Subvenção e Assistência Governamentais. Tendo em vista que é feito um levantamento de estudos anteriores mostrando as contribuições sobre o assunto.
Método: Analisou-se os anos de 2015 e 2016, das 60 empresas que constituem o subsetor de energia elétrica listadas na BM&FBovespa. Resultou em uma amostra de 15% (09 empresas). Desta forma o presente estudo utilizou-se de uma pesquisa descritiva quanto ao objetivo, adotando o procedimento documental, em que a abordagem empregada fora a quantitativa e não probabilística – do tipo por julgamento – quanto a técnica de amostragem. Foi utilizado o teste de correlação de Spearman.
Resultados: Verificou-se com os resultados, que no ano de 2015 não houve influência significativa, apenas fortes relações entre algumas variáveis, como o patrimônio líquido. Já no ano de 2016, houve correlação entre o recebimento de Subvenção e Assistência Governamentais com as variáveis financeiras estudadas, destacando a variável patrimônio líquido; a influência significativa detectada no ano de 2016, justifica-se pelos fatores: crescimento de vendas, renovação de concessões e venda de ativos.
Contribuições: A pesquisa tem as contribuições teórica e prática. Nesse sentido, a primeira se refere ao levantamento da Subvenção e Assistência Governamentais a luz do CPC 07 (R1). De forma prática o estudo mostra como a SAG pode influenciar nas variáveis financeiras de um setor.
Publisher
Portal de Periodicos UFPB