Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma espacialização da produção de sedimentos provocadas por erosão utilizando-se do método RUSLE (Revised Universal Soil Loss Equation), investigar a importância da cobertura do solo para a preservação da região através da análise de risco a erosão potencial e, por último, correlacionar estes dados com uma estimativa de taxa de assoreamento dos cursos fluviais perante dois cenários na região da sub-bacia do rio Aracoiaba, Ceará, utilizando-se de ferramentas de geoprocessamento. Os resultados demonstram que a espacialização da produção de sedimentos demonstrou-se muito bem distribuídas entre as classes com perda média de 48,55 t.ha-1.ano-1. Os dados de erosão potencial indicam que se não fosse o uso e cobertura do solo, especialmente da Área de Proteção Ambiental (APA), a classe muito baixa de perda do solo seria até 17 vezes menor e a classe muito alta até 3 vezes maior. Já os dados de estimativa de assoreamento indicam para o primeiro cenário que a taxa de assoreamento é relativamente menor que a média mundial com uma taxa de 9,027%, comparado aos 10,000% em média mundial, e, para o segundo cenário, considerando 250 amostras ao longo dos cursos fluviais, apontou-se as áreas mais suscetíveis da bacia variando com taxas entre 6,09% e 13,66%, as taxas mais altas foram identificadas na região centro-sudoeste e nordeste da bacia. Por fim, apontam-se recomendações para mitigar tais problemas.
Publisher
Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção São Paulo
Reference38 articles.
1. AQUINO, C. M. S. de; OLIVEIRA, J. G. B. de; SALES, M. C. L. Estimativa da erosividade das chuvas (R) nas terras secas do Estado do Piauí. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza. v. 37, n. 3, p. 287–291, 2006.
2. ARAÚJO, J. C. Assoreamento em reservatórios do semiárido: modelagem e validação. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 39-52, 2003.
3. BABA, R. K.; VAZ, M. S. M. G.; COSTA, J. da. Correção de dados agrometeorológicos utilizando métodos estatísticos. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 29, n. 4, p. 515–526, jan. 2014.
4. BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do Solo. 8. ed. São Paulo: Ícone, 2012.
5. BORGES, K. M. R. Avaliação da susceptibilidade erosiva da Bacia do Rio Carinhanha (MG/BA) por meio da EUPS - Equação Universal de Perda de Solos. 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.